Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

ODETE SEMEDO - A MINISTRA-DINOSSAURO.


Guineense,
Que educação você tem? Que educação você havia recebido com essa mulher dinossauro, tida como protagonista na área da Educação? Essa mulher foi gerada, naquele ministério dos misteriosos, desde época dos ninovieiristas até a data presente, em plena época da informática, da Internet, mas tudo continuou como era. É verdade. O que esta mulher tem oferecido dentro do sistema educacional guineense? Fala sério, você percebe alguma mudança na política educacional com relação às décadas 80's, 90's, referentemente aos conteúdos, às grades curriculares? Repito, como é a educação guineense, no século XXI, correlação à Internet e à contínua transformação do mundo? Ministério da Educação que nem SITE tem para pesquisar e saber sobre a organização do sistema educacional. Ministério da Educação que nenhuma transformação proporciona na sociedade, porém, com a mesma mulher no leme.

Lembrei-me quando fui passar as férias, em dezembro de 2015, fui a esse Ministério, para apresentar um pequeno projeto, infelizmente, como de sempre, portão blindado contra os quadros nacionais, em seguida, no próprio ministério, fui visitar um amigo meu na sala de informática de três metros quadrados, com oito jovens recém-formados e dois computadores - funcionários da informática KKKKKKKKKK.

Pois é, a senhorita ministra da educação, precisa-se urgentemente chamar os seus técnicos na área, para revolucionar o nosso sistema educacional, porque os nossos alunos não necessitam mais aprender nas escolas quando começa e termina a Segunda Guerra Mundial, basta entrar na Internet, vem a resposta. Sendo assim, seja criativa, oiça os seus colegas e adeque a educação às novas demandas. Deixe de se ancorar na educação de informação e prepare os professores que vão estimular os alunos a ter amor ao conhecimento, estimular os alunos a ter visão crítica e reflexiva sobre a nossa realidade. Evite de programar os robôs, andando pela cidade, pior de tudo, entrando na política, para reproduzir aquilo que está no CHIP (cartão de memória).

Problema da Guiné-Bissau hoje não está na política partidária em sim, mas, está na precária educação básica que a sociedade e os politiqueiros foram dados. Lembrando que a educação básica é o mais importante dentre outras. Pois, a partir dela que se forma o CIDADÃO pleno. Educação universitária é apenas para as pesquisas e outros aparatos...

Observação:
Uma vida sem desafios, não vale a pena a ser vivida - Sócrates!!!!!!!!


Marcelo Aratum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário