Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de março de 2016

ODETE SEMEDO - A MINISTRA DINOSSAURO - 2

 

DE MENTE SUBNUTRIDA, PROCURANDO AS PROPINAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Educação, a máquina para o desenvolvimento, desenvolvimento de qualquer país. Ou seja, cérebro de uma nação.  A sociedade que pretende se livrar das vulnerabilidades: guerra, fome, doenças, dos infindáveis problemas, desorganização social, administrativa, política, etc. deve-se o bastante à educação.  Óbvio, investir, pesadamente, nessa instituição.
Assim fez Nelson Mandela, quando ganhou as eleições, obrigou todas as crianças, adolescentes da África do Sul a estudar gratuitamente nas escolas públicas. Na realidade, ele se lançou aos países que pensam no futuro dos jovens, como a Noruega, Coreia do Sul, a Finlândia, Brasil, etc. que oferecem a educação de qualidade e gratuita aos seus povos, já que querem permanecer no mesmo trilho com os outros.

E a Guiné-Bissau? kkkkkkkkk!!!!!!!!!!! Meu camarada, lá, a parada é outra, e ao mesmo tempo pesada! É bem diferente e longe do que se pode imaginar. Pela honra da objetividade, vale a pena ser preciso e direto: lá, as crianças e adolescentes pagam ao governo para ESTUDAR E APRENDER.   

Todos os anos, no inicio do ano letivo, cada adolescente desembolsa, no total, 22.500 Franco CFA (caso o pagamento fosse para cinco adolescentes da mesma família, seria de 112.500), equivalente 188,14 dólares. Lembrando ainda que, em cada três meses, os jovens são obrigados a depositar no cofre da Ministra da Educação, Odete Semedo, 10.000 Franco CFA.  

Sabe qual é o nome de tudo isso? Não? Também não sei. Mas apenas sei isto: a COMPLACÊNCIA às demandas do neoliberalismo: Banco Mundial e FMI.
Você se assusta com a tamanha da ignorância e se pergunta: E os filhos dos camponeses, das vendedoras de amendoins nas calçadas (nos passeios), vendedoras de peixes nos mercados, dos estivadores, o que seriam deles, sem dinheiro para sustentar seus “estudos”? Nem eu sei pra onde vão esses jovens pobres, que não têm dinheiro para pagar os lobisomens. Só sei que as conseqüências de tudo isso estão explicitamente visíveis na pele da Guiné-Bissau há 42 dois anos.

Mesmo assim, você ainda tem expectativa no desenvolvimento da Guiné-Bissau? 

O mais perplexo de tudo isso é o silêncio. Ninguém fala nada a respeito! Nem os políticos, nem a sociedade, nem os próprios jovens, nem a mídia, assim por diante. 

Por que os jovens não se organizam para fazer boicote contra o pagamento das MATRÍCULAS e PROPINAS MENSAIS? Por que os jovens são tão silenciosos, preferem viver isoladamente em lamentações e sem ações?

A resposta de tudo isso é uma só: a péssima qualidade do nosso sistema do ensino. Senso crítico, criativo e reflexivo – NO PONTO ZERO.

É aquela coisa, quem cala, consente, ou porque tudo está indo bem. Só que na Guiné-Bissau não é bem assim, mas, é bem assim: a IGNORÂNCIA proporciona o MEDO.

Tudo se piora com a atual Ministra Dinossauro, a mais burra e ignorante que o país já aprovou. Mil anos ministrando esse ministério dos misteriosos sem qualquer mudança esperada, pelo contrário, tudo está se piorando. Os jovens entram inteligentes nas escolas, mas dela saem todos burros.

A não ser este: um dia Deus na djudano – a expressão dos derrotados.

Não adianta se lamentar, gritar em defesa de certos bandidos políticos. Com ausência da educação, ou dificultando os jovens a ter acesso a ela, continuaremos culpando os feiticeiros ou irãs pela morte de Nbana, ou Npili, ou Paú. Enquanto os outros, progredindo em todos os níveis, nem vou longe – Cabo-Verde é um exemplo. 
O problema da Guiné-Bissau está no sistema criado pelo homem e o mesmo homem, você e eu podemos derrubá-lo, caso colocamos o individualismo na lixeira.

Então, organizem e repudiem esses atos nojentos: AS PROPINAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Na verdade, o dinheiro dessa PROPINA é canalizada diretamente para o exterior, com o intuito de sustentar filhos, familiares dela e deles nas escolas e universidade. Fique atento e esperto. Não lute em defesa dos políticos, mas, sim, a favor das instituições sociais: hospitais, urbanizações, empregos, em suma, de uma vida condigna.

Você se acha que sou mal educado? Ok. Mas, creio que os males educados são os camaradas que foderam e fodem a sua vida há 42 anos!!!!!!!!!!!!!

Marcelo Aratum


Nenhum comentário:

Postar um comentário