07 DE JUNHO – A QUEDA DO REINO
O objetivo de 07 de junho, nada tem a ver com a revolução social e muito menos com a salvação da sociedade miserável, como a nossa.
A guerra de 1998 não foi planejada por esse fim. Simplesmente é a guerra de dois cães, lutando pelo osso: Djoquim e Ntony.
Ntony perdeu a guerra, o reino se sucumbiu, livrando aos súditos a continuar a ouvir isto:
- Bu sibe quim ku me mé?
- Bu sibe ami ifidjo de quim mé?
A vantagem desse conflito era esta: a extinção do absolutismo na Guiné-Bissau.
Quem não fica feliz vendo os filhos do antigo reino, entrando com processo na Justiça, como qualquer cidadão comum? Quem não fica feliz com extinção de prisões arbitrárias? Quem não fica feliz com a queda do rei?
Muito embora, os grupinhos de Ntony, ex-rei do reino, desesperados, começaram a trabalhar intensamente na demonização de 07 de Junho, e conseguiram. E, muito bem.
A prova disso se reflete em nosso robozinho, Djoquim. Oiça só o que ele fala a respeito desse evento tão marcante, na redemocratização do país.
- 07 de Junho ka bale nada. Itissino só confusão. Guiné-Bissau torna mais pobre.
Pois é, quem não sabe, o Djoquim é aquele personagem, o robozinho que se encontra sempre ao seu lado, em certas discussões. Dificilmente compreende as coisas. Ele vive solto e sob as falácias da maioria. Não consegue tomar iniciativas, decisões próprias.
Djoquim continua eternamente com a mente infectada dos aparatos do antigo reino VIVER NAS MALANDRAGENS.
Djoquim, 07 de Junho não lhe permitiu tornar a Guiné-Bissau em paraíso. Isso é a tarefa de todos nós, sobretudo, dos políticos, aos quais confiou o destino da nação. Esse conflito de 1998 tem por “objetivo” jogar no chão o REI e o seu REINADO.
Felizmente o reino caiu, mas, pelo nível cultural que temos, ou que fomos dados, permanecemos firme com a memória positiva do Antigo Reino. Continuamos a sustentar o REINO, não sabemos aproveitar dessa oportunidade angustiante de 1998.
Então, VIRA BU BOKA PÁ LÁ, BU PARA KULPA SETE DE JUNHO.
A luta pela independência era contra os colonialistas brancos (portugueses). A guerra de 1998 foi contra os colonialistas pretos (guineenses).
Então, VIRA BU BOKA PÁ LÁ, BU PARA KULPA SETE DE JUNHO.
Escritor Marcelo Aratum
Nenhum comentário:
Postar um comentário