Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

INDEPENDÊNCIA ILUSÓRIA OU SEQUESTRADA?




Todos os anos, em 24 dias de setembro, você se alegra, organiza a festa, às vezes, gasta o dinheirinho que se tem para comprar as roupinhas, as bebidas alcoólicas, etc. em comemoração da sua ilusória INDEPENDÊNCIA.  Ilusória? Sim, é ilusória, e com toda propriedade. Vai deixar de sê-la quando você consegue transformar essa data em dia de manifestações a favor dos objetivos de luta. Sobretudo, dia de REFLEXÃO. Então, prossiga-se:

Que independência você comemora todos os anos?  Independência política? Na qual mesmo pequeno conflito entre João e Antônio, por um pequeno copo de “binho de cadju” seria o suficiente para o país todo choramingando a vinda dos batalhões estrangeiros: CEDEAO, CPLP, ONU, etc. para solucionar o problema. Essa que é a sua independência? Caso for, é melhor jogar no lixo. É uma ilusão. Um sonho. Não existe.

2.      Que independência você comemora todos os anos? Independência econômica? Que não consegue organizar nenhum tipo de eleição; que nem buracos nas estradas consegue financiar; em que tudo vem de fora, mesmo “turus de...” precisa-se pedir financiamento para comprar. Essa que é a sua independência? Caso for, é melhor jogar no lixo. É uma ilusão. Um sonho. Não existe.

3.      Que independência você comemora todos os anos? Independência jurídica? Não. Esta é o mais podre dentre as todas as ilusões que se possa imaginar. Com o dinheiro no bolso, compra até... Essa que é a sua independência? Caso for, é melhor jogar no lixo. É uma ilusão. Um sonho. Não existe.

4.      Que independência você comemora todos os anos?  Independência ideológica, cultural? Não. Simplesmente é uma ilusão. Já que a nossa educação é importada, submetendo as nossas crianças sob uma alienação brutal, levando-as inseguras quando se trata dos nossos valores. Essa que é a sua independência? Caso for, é melhor jogar no lixo. É uma ilusão. Um sonho. Não existe.

A minha preocupação essencial é expressar. Não adianta me acusar, acorrentar, chicotear com as palavras, assim por diante. Festejar nessa data, automaticamente, está-se assinando que tudo está ótimo. Imperceptivelmente, ao mesmo tempo, está-se mentindo. Óbvio que o mundo sabe muito bem que a independência, a qual se comemora, não existe. Porém, isso não os impede a comemorá-la juntamente contigo, já que assim queira.

Na realidade, a independência não é expulsar o corpo físico dos colonizadores estrangeiros do país; a independência não é falada e muito menos escrita no papel, mas, sim, ela é vivida, ela sentida politicamente, economicamente, juridicamente e ideologicamente, etc. etc. etc.
Lembrando que a Independência é oposta da Dependência, ou seja, tudo que é dependência, não é independência e vice-versa.

INDEPENDÊNCIA SEQUESTRADA

Todos os guinebissauenses lutaram vivamente, com as crianças nas costas, pela sua “independência”, porém, infelizmente, essa luta pela independência foi sequestrada por certos grupos, que nunca tinham e têm a coragem de expressar publicamente de que a doravante luta de Libertação Nacional é conquistada pelos sofridos povo guinebissauense. Mas, literalmente, esse esforço e sofrimento vêm sendo atribuídos apenas a certos grupos. Tais grupos, espertos que são, transformaram a conquista de todos os guinebissauenses em máquina eleitoral ou em instrumento para se manter e vão se manter no poder eternamente. Com isso, quando cai a noite, frustradamente meditando, cheguei à conclusão de que a Luta de Libertação Nacional simplesmente nos trouxe apenas os GENERAIS. Os Generais que perderam na escuridão chuvosa em

07 de junho de 1998

A data que deveria ser comemorada por todos os guinebissaueses. É verdade, pois a partir dessa data as "asas", as estrelas nos ombros dos camaradas caíram por terra. Depois dessa data não existe mais o medo coletivo a uma pessoa ou grupo de pessoas. Quem nunca escutou a expressão semelhante a esta: “na época do fulano, quando falava ninguém tinha a coragem de desafiá-la.” Você está vendo a que ponto chegávamos  antes de 07 de junho de 1998? Como pode, num país, todo o mundo tem que ter medo de uma pessoa.  Não se acha absurdo, ridículo? Em particular, eu não quero que ninguém tenha medo de mim, mas que me respeite. Nem você gostaria que seus filhos, amigos, qualquer pessoa que seja tenha medo da sua pessoa, mas que o respeite. Infelizmente muitos se achavam e acham ainda que esse medo era simples valentia.

Orgulhosamente, viva 07 de junho de 1998!!!!!!!!!!! O acontecimento que remarcou a história da Guiné-Bissau, que deve ser contada repetida vezes nos livros literários. O acontecimento que deu hoje a JUSTIÇA o poder de decidir o destino da nação, e não mais vindo do bel-prazer de uma pessoa física: Nho Senhor General...Bussibe quim ku ami mé? !!!!!!

Herói número 1, da Guiné-Bissau: é o Povo guineense, e mais ninguém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PELO RECONHECIMENTO:

Este foi grande combatente pela democratização, enquanto aqueles foram grandes combatentes pela Luta de Libertação Nacional. E nós? Si kanua ka kadja nóna tchiga!!!!!!!!!

Marcelo Aratum

Você é convidado ao fórum de debate no nosso grupo no facebook: JUSTIÇA SOCIAL E EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA GUINÉ-BISSAU,

Nenhum comentário:

Postar um comentário