Percebe-se o que torna alguns países do mundo tão transparentes, éticos, honestos e menos violentos diante de tantas tentações, não é só porque os políticos, os governantes desses países são transparentes, éticos, honestos e menos violentos é que a SOCIEDADE desses países é transparente, ética, honesta e menos violenta. Resumindo, os políticos são frutos da SOCIEDADE.
Nenhum governo será honesto e menos violento, em uma sociedade desonesta e violenta: Em uma sociedade que acultura O SUBORNO: "suko di bas". Em uma sociedade que acultura a VIOLÊNCIA: "FULANO I MATCHO, SI BU BRINKA, ITA BIBO UDJO".
Raciocínio final é que a sociedade guineense é DESONESTA E VIOLENTA, logo, só pode ter os políticos que tem: violentos desonestos e não éticos.
Não é por acaso, em um simples debate das ideias, não importa o seu teor, a pessoa é marcada para ser violentada ou para morrer. TUDO FICA IMPUNE - "ibai suma mão di sal na iago."
Não é por acaso, em um país como a Guiné-Bissau, com a população menos de dois milhões, tem o mesmo número dos governantes ou mais que a China ou Índia, os países mais populosos do mundo.
ESSA É A SOCIEDADE QUE TEMOS E, EM CADA ÉPOCA, DANDO OS FRUTOS QUE MERECEMOS: "os bons políticos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário